Marketing Digital: tudo o que você queria saber para dar os primeiros passos

Marketing Digital: tudo o que você queria saber para dar os primeiros passos

Você quer saber como sua empresa pode começar no Marketing Digital? Veja os principais conceitos, a organização da equipe e as principais estratégias.

Você provavelmente já ouviu falar sobre Marketing Digital e seu potencial de sucesso há muito tempo, certo? Talvez você tenha ouvido dizer que investir na internet é uma garantia de bons resultados para as empresas, e você tem estado curioso sobre isso, não é mesmo? Aí vem a pergunta: como começar no Marketing Digital?

Sim, de fato, o marketing digital oferece muitas oportunidades para que as organizações possam negociar seus produtos e serviços pela internet.

As chances de sucesso são ainda maiores do que no marketing clássico, principalmente para aqueles que estão apenas começando a investir na internet. Você se lembra de uma época em que você teve que investir muito dinheiro em campanhas de mídia clássica apenas para descobrir depois de algum tempo que os resultados não eram tão positivos? Com o marketing digital isso é uma coisa do passado.

No mundo digital, você tem a possibilidade de segmentar as atividades de marketing, medir o desempenho da campanha em tempo real, destacando e refinando as estratégias em tempo real também. Desta forma, a empresa pode evitar o desperdício de dinheiro em ações que não funcionam muito bem.

Muitas pessoas ainda estão descobrindo como começar a fazer marketing digital.

A prova de que o marketing digital é uma ótima estratégia é sua ascensão nos últimos anos. O mundo digital expandiu enormemente as formas como as organizações comercializam e obtêm receitas.

Agora, você pode estar se perguntando: “É assim tão simples saber como começar no Marketing Digital e conquistar todos os meus objetivos comerciais?”

O que é marketing digital?

Antes de mais nada, vamos falar sobre o que é o Marketing Digital. É, praticamente falando, um marketing realizado em um ambiente digital. Bastante óbvio, não é?

Mas isso não é tudo: o marketing digital, como o marketing clássico, visa transformar o público alvo em consumidor. Ao contrário do modelo antigo, devido à Internet e aos avanços tecnológicos, ele permite que a organização se aproxime mais dos indivíduos, construindo uma interação muito maior em relação às mídias tradicionais.

Esta abordagem ao público alvo permite conhecê-los realmente bem e assim comunicar-se de forma mais personalizada, entregando exatamente o que eles precisam. É muito mais simples vender os seus produtos e serviços utilizando o poder do marketing digital.

Quais são os conceitos de marketing digital?

O marketing digital é um mundo totalmente novo. Há muitas frentes de ação, técnicas e ferramentas (conheça a Leadlovers, a melhor ferramenta de Marketing Digital), para estudar e aprender a extrair o melhor de cada uma delas.

Entretanto, é essencial deixar claro que nem todos os recursos precisam ser utilizados. O uso dessas ferramentas deve estar de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa. Por essa razão, é essencial examinar cada caso e determinar as melhores estratégias.

A fim de se familiarizar com este mundo, apresentaremos abaixo alguns conceitos relacionados às estratégias de Marketing Digital.

Persona

Persona é a representação fictícia do comprador ideal de uma empresa. Além dos dados demográficos, ao construir uma persona, pontos como sua história, seu comportamento, suas dores, seus sonhos, etc., são levados em consideração. É com o indivíduo em mente que o conteúdo de Marketing Digital é gerado.

Leads

São contatos de consumidores potenciais. Na maioria dos casos, são pessoas que continuam interessadas no assunto tratado por uma empresa e que concordaram em fornecer seus dados de forma espontânea, tais como nome, endereço de e-mail e número de telefone, em troca de algum conteúdo feito pela empresa.

SEO

Sigla para Search Engine Optimization, SEO é um grupo de técnicas que visam posicionar um website entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca como o Google, por exemplo. (Conheça o nosso serviço de Desenvolvimento de sites).

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia de atrair clientes potenciais, oferecendo-lhes conteúdo importante para ajudá-los a resolver seus problemas, seja na forma de blogs, vídeos, infográficos, eBooks, entre outros.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é um plano para atrair o público alvo e convertê-lo em Lead através do Marketing de Conteúdo, levando-os ao seu website.

Além de engajar e estimular a interação com este Lead até que ele se torna um cliente leal. O Inbound Marketing também acaba impulsionando o processo de vendas em qualidade, devido ao relacionamento criado antes da venda.

Indicadores e métricas

Indicadores e métricas em Marketing Digital são os dados que permitem o monitoramento de um plano de marketing a fim de melhorá-lo e buscar resultados superiores aos já conquistados.

Copywriting

É a técnica de escrever textos persuasivos que guia o leitor na hora de fazer uma escolha/compra. Isto pode variar desde a assinatura de um boletim informativo até a compra de um produto. A diferença entre copywriting e escrita publicitária pura, reside na qualidade e relevância do conteúdo dirigido ao leitor.

Storytelling

Storytelling é a técnica de comunicar uma ideia através de uma narrativa, com a intenção de envolver emocionalmente os indivíduos, gerando identificação com a marca que conta a história.

Email Marketing

É o uso da correspondência eletrônica, de forma estratégica, para desenvolver uma interação com o comprador potencial, levando à compra de um produto ou serviço. O Email Marketing é uma das principais ferramentas do Inbound Marketing.

Blog

Os blogs são canais da Internet onde você publica conteúdos importantes para engajar o indivíduo, torná-los conscientes de sua organização e iniciar sua jornada de consumo. É o melhor lugar para divulgar seu conteúdo, pois seu website é sua própria casa, ao contrário das mídias sociais, sobre as quais você tem pouco controle.

Mídia orgânica

Ele depende do conteúdo que você produz para atrair um público definido, sem custo para você promovê-lo. As táticas de mídia orgânica levam mais tempo para produzir resultados, porém são mais duradouras.

Mídia paga

Isto é promovido através de investimentos financeiros, para resultados mais rápidos. A união de mídia paga e orgânica geralmente oferece resultados gigantescos para a empresa.

Mídias sociais

As redes sociais são canais de interação e relacionamento entre indivíduos e organizações. Eles têm o potencial de ser uma poderosa ferramenta de Marketing Digital, desde que sejam utilizados estrategicamente.

Além de alimentar as interações com os consumidores, a mídia social tem o potencial para ser utilizada para promover produtos e fazer vendas.

Devo começar com uma agência de Marketing Digital?

Após ler sobre as ferramentas e funcionalidades do Marketing Digital, você terá percebido que existem muitas, certo? Considere que, com a proporção de ferramentas e indivíduos, ainda é primordial ter conhecimento técnico para que as táticas tenham sucesso e não gerem custos desnecessários de tempo, dinheiro e energia.

É por isso que contratar os serviços de uma agência de marketing digital é uma ótima alternativa. Além de ter a experiência adquirida com anos de estudo e trabalho, com consumidores e projetos de diferentes áreas e tamanhos, uma agência tem os especialistas necessários – todos especialistas – para compor todas as áreas estratégicas de sua organização.

Você já pensou em quanto custaria contratar e reter uma equipe inteira? Salários, encargos sociais, benefícios? Uma vez que você tenha uma agência, você não precisa se preocupar com isso.

Começando no marketing digital

É essencial deixar claro que o trabalho que uma agência de Marketing Digital realiza é feito de forma colaborativa. O cliente tem um papel muito fundamental a desempenhar em todo o processo. Para começar no marketing digital, a empresa deve seguir certos passos.

Diagnostique sua organização

Quem conhece sua organização e o mercado em que ela opera melhor do que você? Neste período, você precisa dar uma olhada honesta em como sua organização funciona, como ela se desempenhou no mercado e se alcançou o que você sonhou no início.

Além de olhar internamente, você precisa verificar o que a concorrência fez e o que funcionou bem. Isto fornecerá o principal substrato para examinar o estado atual da organização e identificar as necessidades de investimento em marketing.

Construir uma estratégia

A partir do diagnóstico, construa uma estratégia. Implemente metas e objetivos de curto, médio e longo prazo e documente-os. Este arquivo será bastante eficaz para compor as táticas de Marketing Digital, pois elas têm que estar alinhadas com os objetivos da organização.

Defina sua persona

Uma vez que você saiba com quem está falando, é muito mais simples implementar as ferramentas, abordagem e tom de voz de suas estratégias de Marketing Digital. Esse é o seu caminho para o sucesso.

Verifique os resultados

Certamente, a agência de Marketing ou assessoria lhe apresentará periodicamente os resultados das atividades. Sua função será analisar estes resultados e os impactos que os investimentos trouxeram à organização.

Desta forma, você poderá fazer as melhores escolhas junto com os parceiros de marketing, dando continuidade às estratégias e mudando a rota, se não estiver funcionando.

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